segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

So far, so good - First week in India

Minha vez de contar um pouquinho como vão as coisas do outro lado do mundo. =)

Já faz uma semana que cheguei em Ahmedabad (minha cidade), parece que faz muito mais pela quantidade de coisas que já aconteceram!!!

Começando pela viagem:

Foram praticamente 2 dias, saí quarta dia 20 e cheguei dia 22, passei umas 15 horas em aeroportos esperando vôo. Foi super cansativo, mas ir conhecendo novos lugares e pessoas indo deixando a viagem bem divertida.
Dois meninos da Aiesec foram me buscar (graças a Deus!!!), porque assim que passei pela saída do aeroporto, uma galera veio em cima querendo oferecer das mais diversas coisas. Quando estava começando a me desesperar, eles chegaram para me salvar!! hehehe

A casa:

Estou morando num apartamento bem grande, 3 andares. É legal por ser terraço, tem uma vista de bacana da cidade e fazem festa na laje todos os dias. hehe
No momento, estamos em 22 trainees nesse apartamento e tem mais 6 trainees num outro.
No início, o apto me pareceu meio velho, mas depois percebi que o problema é a sujeira e não a velhice! Tudo na Índia é meio sujo, é cultural !! =)
Fiquei boba de saber que a emprega vem todos os dias, pq parece que não fazem uma limpeza há alguns anos!! hehe Ela lava a louça e "varre" o chão, e pronto! Ontem fiquei feliz ao ver que ela estava passando um pano úmido no chão, mas depois vi que é a mesma coisa que nada.. hehe
Pelo menos dei uma ajeitada no meu quarto e banheiro, e agora está tudo ok.
Estou dividindo quarto com uma Katie da Nova Zelandia, e com a Tania da Russa, super fofas. O pessoal todo é mto gente boa e principalmente animado, tem gente do Canadá, México, Peru, China, Japão, Viet Nam, Polonia, Holanda, Turquia.. é uam loucura!!

Trabalho:

Comecei a trabalhar já na segunda, até agora fui só 2 dias para o escritório, um dia foi feriado e nos outros participei de uma conferência nacional sobre planejamento urbano aqui na Índia, dei mta sorte dela ser aqui em Ahm e de chegar a tempo de poder participar.
A organização é maior do que imaginava, está em quase todos os estados da Índia, e o escritório em que trabalho se destaca na área de planejamento urbano, logo a minha área. =)
Tem mais uma trainee que trabalha na mesma organização, ela é das Filipinas e se chama April May!! heheh

Adaptação:

Têm 2 coisas com as quais ainda não consegui me adaptar.
Primeiro com a comida, não adianta pedir sempre "no spicy", ela sempre vem apimentada! =) Não sei ainda qual é o tempero que não me agrada, mas parece que justamente este está presente em todas as comidas. =)
Já provei vários pratos daqui, mas até agora nenhum mto bom. Mas é questão de costume, todos aqui da casa disseram que as primeiras semanas foram difíceis mas que com o tempo acabam amando a comida. Por enquanto, estou cozinhando em casa, nunca fui tao saudável comendo tanta salada e fruta.
Segundo, o trânsito! Tinha uma idéia de como é, mas vivenciar é bem diferente. É uma loucura total, vc nao sabe quem é está no caminho certo ou na contra-mão, já tentei entender qual o motivo de tanta buzina, mas depois de pegar um rickshaw (tok-tok como chamam na novela) e o cara não parava de buzinar mesmo com a rua vazia, cheguei a conclusão que não existe explicação, apenas buzinam.
Sem contar com o sotaque dos indianos, mas tudo bem.

Coisas curiosas:

1) me perdi no primeiro dia, ír ao mercado e não sabia mais voltar para casa! Pensei que estava com o endereço na bolsa, mas não! Foi desesperador qndo me dei conta, aí lembrei que poderia acessar uma internet e ver o endereço, mas nem foi necessário, achei o prédio antes =)
2) a cidade é vegetariana, ou seja, comer qualquer tipo de carne vai ser mais dificil que qualquer outra cidade da Índia;
3) É proibido bebida alcólica neste estado, mas estrangeiros podem comprar, com alguma dificulda mas podem comprar.
4) Já usei um banheiro indiano e gostei!! Antes de vir ficando imaginando como seria, se me adaptaria. Achei graça até quando vi fila para usarem banho estilo indiano enquanto havia banho estilo europeu (como eles chamam, banheiro com privada) vazio.
5) ser estrangeiro aqui é como ser celebridade, porém as coisas pioram quando vc se "parece" com uma. As pessoas acham que sou Katrina Kaif, uma atriz bem famosa daqui, vários me pararam para pedir autógrafos, acreditam?!?! Absurdo!! É mto estranho andar nas ruas e todos te olharem, convidarem para comer algo ou até mesmo seguirem um trecho. Até agora não tive problema com assédio, eles gostam de olhar mesmo, no início estava bem assustada mas agora já está melhor. =)

Gente, vou parando por aqui.

Queria dar um hello, dizer que está tudo bem!

Saudades!!

Beijos
Jana
-
Janaína Bino, entrou na AIESEC Curitiba em 2008. Foi Coordenadora de Seleção e Induction e agora está na Índia fazendo intercâmbio pela AIESEC.

Um comentário: