terça-feira, 13 de abril de 2010

Papo de bêbado: como se bebe cerveja na Krakovia?

Cerveja, cerveza, beer, bier, bière, birra, pivo, olut, sör, μπύρα, пиво, 啤酒… Seja qual for o idioma, um dos assuntos que qualquer intercambista domina depois de poucos dias de viagem é esse. Mas e aí, bebe-se igual nos quatro cantos do mundo? Cerveja é cerveja em qualquer lugar?


“Me vê uma gelada, chefia”

Esqueça o selo azul da Skol. Enquanto no Brasil, além da gelada, encontramos também a estúpida, em muitos outros países (especialmente Europa) a cerveja é servida quase quente. Mas o engracado é que as pessoas gostam de cerveja assim. Outro dia mesmo ofereci uma cerveja para uma polonesa, mas avisei de antemão que ela estava meio quente (a cerveja). Ela bebeu, olhou para mim, abriu um riso e disse que eu estava louco (em outras palavras,é claro). Ok, aprendizagem do dia: não oferecer mais cerveja estar quente é relativo.

Em busca dos tragos fortes
Na Finlândia claro que existe cerveja gelada (cerveja na temperatura ambiente = cerveja congelada). Mas se o que você busca é uma bebida porreta, teor alcoólico maior que 5%, não a procure em supermercados. Para tomar seu vinho tinto ou whiskey cawboy, procure uma loja chamada Alko. Culpa do governo (pensou que só no Brasil o governo tinha culpa de tudo?) e seu monopólio com bebidas mais fortes.

Na hora de comprar, não esqueca a Identidade o Passaporte
Vai para Bangladesh e quer beber seu trago? Se na Finlandia você não encontra vodka no mercado, aqui você não encontra bebida alguma. Artefatos alcoólicos só são vendidos em licoreras e é necessário mostrar seu passaporte para comprar. Nativos, não tentem nem entrar na loja.
Só mais um detalhe: prepare seu bolso (uma garrafa de Bacardi Apple sai por 2000 takas, por exemplo, o que significam 29 dólares).


Cerveja em PET
“Amigo, desce mais uma garrafa”
Pet ou de vidro? É, em alguns lugares do mundo nossa estimada loira vem envasada em um Pepão 2 litros. Ucrânia, Lituânia e Romênia são países que podemos encontrar facilmente as plastificadas. Por consequência, abandone o abridor de garrafas, você só precisa desenroscar.

Tá com calor? Ah, bebe que alivia!
No México e em outros países latinos (como Guatemala e Colombia), existe uma mescla doida de cerveja, sal, limão, pimenta, suco de tomate e molho inglês chamada Michelada. Se pedir um chili com carne para o almoço, não pense em pedir uma Michelada para o refresco.

Por que não misturar cerveja com… tequila?
Pode parecer idéia de bêbado, mas existe cerveja com tequila engarrafada diretamente de fábrica. Engana-se quem pensa que o borracho criativo foi um mexicano: a cerveja se chama Desperados e é produzida por Brasserie Fischer, uma cervejeria francesa.

A miscelânea guatemalteca
Você conhece as cervejas ali embaixo? É, na Guatemala também existe nossa brasileira BRAHMA, mas com uma leve encurtada nas duas pernas de seu M. Virou BRAHVA, já que lá BRAHMA significa, digamos, cadela no cio.
E esta garrafa delgadita e sinuosa, conhece? É, a Skol Beats sofreu mutação e virou Brahva Beats pelas terras maias também. Mas tudo bem, a AmBev deve saber o que faz.




Ps: Este post é dedicado a AIESEC Curitiba e todos seus membros. Na verdade, ele só foi possível graças a vocês, @CT!


Por Thiago Pizzolo, Intercambista brasileiro na Costa Rica (post retirado do blog biscoitossortidos.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário